O Parto da Tatu Bolinha

Tenho Absoluta certeza que você já viu um desses no jardim da sua casa! E por mais incrível que possa parecer o tatu bolinha, ou tatu bola de jardim, é uma inseto em extinção.
Hoje, meus pais resolveram fazer um churrasco no almoço. Todos estavam ocupados conversando ou comendo EXCETO minha irmã que achou um tatu bolinha no nosso jardim. Ela resolver cutucar o pobre bichinho para vê-lo enrolar. Só que quando ela mexeu começou a sair vários pequenos tatuzinhos brancos. Eles eram menores que uma formiga talvez até, menor que um piolho, extremamente pequenos. Começamos a achar que o tatu bolinha estava morrendo e aqueles bichinhos estavam comendo o corpo do inseto. Eram muitos daquelas coisinhas brancas.  Todos se aproximaram para ver aquela coisa. Até que minha mãe olhou e disse: "Ela está tenho filhotes!".
Corri para o computador e fui pesquisar se era realmente aquilo que estava acontecendo. Sim, era UMA tatu bolinha. E não, ela não estava sendo devorada. Acontece que a reprodução desse tipo de inseto é onívora. Ela carrega os ovos por dentro da cavidade da sua casca. E quando esses filhotes rompem a casca desses ovos saem de dentro dessa cavidade. No nosso caso, a cena que nós vimos foi justamente o momento dessa saída. Foi uma coisa realmente muito interessante de se ver. Acho que poucas pessoas no mundo já viram o parto de uma tatu bolinha!

1 comentários:

  1. Acabamos de ver o parto, estava eu e minha vó foi sensacional,no inicio achamos que era uma perninha saindo mas depois vimos que eram filhotes eram muitos.
    Cecilia e Mairim.

    ResponderExcluir

 
Sonohrina © 2012 | Designed by Rumah Dijual, in collaboration with Buy Dofollow Links! =) , Lastminutes and Ambien Side Effects